segunda-feira, 29 de outubro de 2012

TOUCHDOWN !!!!!




O Vale da bola oval

Região acompanha crescimento do futebol americano no Brasil e já conta com cinco times do esporte criado na terra do Tio Sam

Touchdown. Field goal. Jarda. Corrida terrestre. Interceptação. Os termos citados anteriormente integram o vasto vocabulário do futebol americano, mas vêm se tornando cada vez mais comum por aqui. Em especial no Vale do Itajaí. Nos últimos anos, o número de fãs e praticantes do futebol jogado com a bola oval vem crescendo consideravelmente. No país, estima-se que existam aproximadamente 70 equipes que praticam o esporte criado na terra do Tio Sam. Santa Catarina contribui com 10 times. A metade deles fica em cidades do Vale: Bárbaros do Vale (Blumenau/Brusque), Gaspar Devils (Gaspar), Lobos do Mar (Balneário Camboriú), Itapema White Sharks (Itapema) e Timbó Rex (Timbó).

Desde 2007, Blumenau conta com um time de futebol americano, o Blumenau Riesen. No ano passado, porém, o time laranja resolveu juntar forças com um tradicional adversário. O Riesen de Blumenau se uniu aos Admirals de Brusque, formando os Bárbaros do Vale.

No mesmo período, em Timbó, a bola oval já marcava território. O Timbó Rex, ou o T-Rex, como é conhecido, é um dos times mais tradicionais da região. A equipe foi fundada em outubro de 2007, com o nome de Timbó Rhinos. No início do ano, em uma ação de marketing e a chegada de novos parceiros e patrocinadores, o time mudou de nome. É um dos times mais organizados. Este ano, está com orçamento de R$ 150 mil e nos jogos que faz no Complexo Esportivo de Timbó, reúne público superior a casa de 1 mil pessoas. Coisas para fazer inveja a alguns times profissionais de futebol.

Gaspar tem o time mais novo do Vale

Outra equipe da região é o Devils Football Gaspar, montado em abril de 2011. Um dos mentores é Felipe Pawlowsky da Costa, 28 anos. O analista de Recursos Humanos trocou o extinto Brusque Admirals para fundar e presidir a equipe de Gaspar.

A bola oval também dá o ar da graça no Litoral. Sob a batuta do comerciante Ranieri D’Ávila Ieski, 37, a diversão de fim de semana à beira do mar, iniciada em novembro de 2010, cresceu e se transformou no Itapema White Sharks. Atualmente, o grupo reúne quase 60 jogadores e conta até com um equipe de base, que reúne 20 atletas da categoria Sub-19.

Em Balneário Camboriú também tem briga por jardas. Desde agosto de 2010, a cidade conta com o Lobos do Mar. O time reúne fãs do esporte e surgiu com a ideia de difundir a modalidade pela região. Atualmente, contam com um grupo de 30 jogadores e lutam para se estruturar. Sem patrocinadores, os atletas unem esforços e dinheiro para comprar os equipamentos e também bancar as despesas.


fonte: http://www.clicrbs.com.br/jsc/sc/impressa/4,2559,3932846,20699



Nenhum comentário:

Postar um comentário